quinta-feira, 10 de novembro de 2022

TEXTO VENCEDOR DO SECUNDÁRIO (outubro de 2022)

 




As estrelas

Entro no autocarro. Suspirava por descanso – os dias estavam a ser desgastantes. Para mim, a diferença entre outubro e novembro era um número diferente para colocar nos cabeçalhos dos testes.

Sento-me e, pela janela, miro numa estrela. “O que será que sou para ti?”, pensei. Para nós são as entrelinhas de uma enorme parede azul, mas e nós para elas? Será que pensam que não somos nada mais do que visitas ao seu lar? Estarão elas corretas? Eu pelo menos invejo as estrelas. Enquanto elas passam os seus dias relaxadas na sua imortalidade, eu penso nelas para me refugiar de mim mesmo. Pensarão elas em nós? Terão elas inveja de podermos viver? Seremos nós os sortudos ou os azarados?

A estrela desaparece do meu horizonte. De volta à vida real, percebo que estou a chegar à paragem da escola. Não paro. Hoje vou ser uma estrela. Valerá a pena?


Ricardo Margal, 10ºG

Sem comentários:

Enviar um comentário