segunda-feira, 29 de janeiro de 2024

Histórias escritas a partir de grandes obras de arte do Renascimento


 

História

“A Criação de Adão”

Capela Sistina

Michelangelo

 

Quando o Michelangelo terminou o fresco do teto da Capela Sistina, o Papa Júlio II, que tinha feito a encomenda, veio ver o resultado final e ficou durante horas, acompanhado pelos seus cardeais, contemplando o teto pintado da Capela Sistina.

O Papa Júlio II, ao fim dumas horas, chamou Michelangelo e disse-lhe que ele teria de refazer a pintura, porque este tinha pintado o painel da “Criação de Adão” com os dedos de Deus e Adão a tocar-se. O Papa Júlio II pediu a Michelangelo que alterasse a pintura de forma que os dedos não se tocassem e ficassem distantes, devendo o dedo de Deus estar esticado, e o dedo de Adão contraído.

O Papa Júlio II exigiu esta alteração ao pintor porque pretendia que a pintura passasse a mensagem que Deus está sempre presente, mas a decisão de procurar Deus é do homem, contemplando o livre arbítrio.

Michelangelo apesar de contrariado acabou por alterar a pintura, e tal pormenor foi determinante para a pintura no teto da Capela Sistina se ter imortalizado e se ter tornado mundialmente conhecida.

 

Miguel Ferreira, David Inácio, Lucas Serôdio, Lisandro Mucaji  8.º E

Sem comentários:

Enviar um comentário