História
“A Criação de Adão”
Capela
Sistina
Michelangelo
Quando o
Michelangelo terminou o fresco do teto da Capela Sistina,
o Papa Júlio II, que tinha feito a encomenda, veio ver o resultado final e
ficou durante horas, acompanhado pelos seus cardeais, contemplando o teto
pintado da Capela Sistina.
O
Papa Júlio II, ao fim dumas horas, chamou Michelangelo e disse-lhe que ele
teria de refazer a pintura, porque este tinha pintado o painel da “Criação de
Adão” com os dedos de Deus e Adão a tocar-se. O Papa Júlio II pediu a
Michelangelo que alterasse a pintura de forma que os dedos não se tocassem e
ficassem distantes, devendo o dedo de Deus estar esticado, e o dedo de Adão
contraído.
O
Papa Júlio II exigiu esta alteração ao pintor porque pretendia que a pintura
passasse a mensagem que Deus está sempre presente, mas a decisão de procurar
Deus é do homem, contemplando o livre arbítrio.
Michelangelo
apesar de contrariado acabou por alterar a pintura, e tal pormenor foi
determinante para a pintura no teto da Capela Sistina se ter imortalizado e se
ter tornado mundialmente conhecida.
Miguel Ferreira, David Inácio, Lucas Serôdio, Lisandro
Mucaji 8.º E
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